Horário de Funcionamento: 8h às 17h30min

Rua Governador Parigot de Souza, 80
Jardim Caiçaras - Londrina/PR
86015-650
(43) 3342-1990
Horário de Funcionamento: 8h às 17h30min

Como começar o segundo semestre com tudo em dia

O recesso do meio do ano é, claro, um valioso momento de descanso para alunos e funcionários de uma instituição de ensino. Apesar disso, não se pode negligenciar o momento de volta às aulas. Assim, o intervalo entre o primeiro e o segundo semestre também deve ser o momento de fazer um balanço do que vai bem e do que vai mal na escola ou curso, para então “arrumar a casa” e começar a segunda metade do ano com tudo em ordem.

O que fazer para começar bem o segundo semestre?

Antes do início do segundo semestre, é preciso conferir, avaliar e organizar tudo na sua instituição de ensino. Á primeira vista, pode parecer complicado. Todavia, com algumas poucas ações é possível garantir o bom funcionamento da sua instituição no semestre que está por vir.

Veja o que cada setor da sua instituição precisa fazer antes da volta às aulas!

Só é possível garantir o sucesso de uma escola ou curso quando os diferentes setores de uma instituição estão integrados. Por isso, todos os colaboradores precisam agir com o mesmo objetivo: garantir que tudo esteja em ordem na volta às aulas.

Acadêmico e pedagógico

O momento entre os semestres é a hora de pensar sobre estratégias pedagógicas. É preciso analisar o desempenho dos professores e das turmas, para entender erros e acertos do trabalho realizado pela instituição de ensino. O ideal é realizar uma reunião com toda a equipe pedagógica para reavaliar o PPP (projeto político-pedagógico) e acompanhar se as metas estão sendo cumpridas.

Também é preciso cuidar dos papéis de transferência de alunos que saem ou chegam à escola no meio do ano, além de preparar uma boa recepção para os recém-chegados e garantir que não haja pendências acadêmicas relativas aos alunos mais antigos.

Administrativo e financeiro

Os setores administrativos de uma escola também precisam fazer um “balanço” após o primeiro semestre, para então estabelecer planejamento efetivo para a segunda metade do ano. É preciso, então, levantar dados e estatísticas sobre a escola, analisá-los e depois propor soluções.

 

Pouco após o começo do segundo semestre também se inicia a época de pré-matrículas para o ano letivo seguinte, e é preciso que a instituição de ensino esteja preparada para esse processo. Na verdade, essa é uma época de trabalho redobrado em escolas e cursos. Além do movimento de captação de alunos, também há todo o processo de encerramento do ano letivo, que implica na emissão de notas, boletins e certificados, por exemplo. Por isso, é necessário planejamento.

 

Fonte: https://blog.wpensar.com.br/administrativo/volta-as-aulas-segundo-semestre/